Como prevenir doenças do coração

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Existem alguns fatores de risco que, quando presentes, aumentam as chances de doença cardiovascular. Alguns desses fatores não têm como mudar como por exemplo a idade, sexo, história de doença cardíaca na família. Porém, existem outros hábitos que podem ser mudados como a alimentação inadequada, falta de exercícios físicos, colesterol alterado, diabetes, pressão alta, dentre outros. A mudança na rotina nem sempre é simples, mas se você quiser prevenir as doenças do coração é fundamental a aquisição de bons hábitos.

Veja 6 dicas para ajudar a prevenir as doenças do coração:

1 – Evite o Sedentarismo: o sobrepeso e a obesidade podem desencadear doenças como: diabetes, colesterol alto e hipertensão, o que faz com que os riscos de doenças do coração aumentem.

2 –O tabagismo é um dos principais causadores de doenças, como a famosa pressão alta, infarto e AVC.

3 – Alimentação saudável: inclua em sua dieta frutas e verduras, evite embutidos e açúcares.

4– Atividade física é fundamental: Escolha um esporte que lhe dê de prazer e crie uma programação semanal de treinos.

5 – Consulte o cardiologista e faça exames regularmente: avaliações periódicas são fundamentais, principalmente para descobrir precocemente o risco de doenças do coração.

6-Exames de sangue ajudam na identificação de anormalidades importantes.

A determinação do colesterol total faz parte do perfil lipídico do sangue, ao lado das determinações de triglicérides, lipoproteínas, e colesterol ligado às lipoproteínas de densidade muito baixa(VLDL), densidade baixa(LDL), e alta densidade(HDL).

A enzima Creatina Fosfoquinase (CPK) ou Creatina Quinase (CK) é encontrada em altas concentrações nos músculos cardíaco e esquelético e também no cérebro.

Os valores de CK estão elevados em presença de lesões musculares como no Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Outros exames como eletrocardiograma podem ser solicitados de acordo com as características de cada indivíduo.

Bioteste