Cerca de 500 mil mulheres são diagnosticadas anualmente com câncer do colo do útero e a cada 2 minutos

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que no mundo cerca de 500 mil mulheres são diagnosticadas anualmente com câncer do colo do útero e a cada 2 minutos, uma mulher morre por conta da doença.

Infelizmente, no Brasil esse câncer é o terceiro mais frequente nas mulheres e a cada ano são estimados 16.710 novos casos (estimativas do Instituto Nacional do Câncer – INCA). Apesar desse cenário triste, a boa notícia é que esses números podem ser reduzidos com ações de prevenção e diagnóstico precoce, com o objetivo de erradicar totalmente este tipo de câncer, como pretende a OMS.

O câncer de colo do útero pode ser prevenido, na maioria dos casos, com a vacina contra o HPV – Papilomavírus Humano e realização periódica do exame de Papanicolaou para rastreamento.

Assim, janeiro traz a campanha #JaneiroVerde para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico. Quanto mais informação chegar a sociedade, mais chances de sucesso nesse movimento.

Fonte: SBP.

O Bioteste realiza exames preventivos de rastreamento. Se precisar, passe nos uma mensagem pelo WhatsApp: (28) 98803-4796.

Bioteste